Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Adotem cores no seu prato e evite doenças!

Hoje recebi um email da Evie Mandelbaum, colega nutricionista de são paulo e ela fala sobre as cores que devemos adotar em nossa alimentação e quais são os nutrientes relacionados. Ao final há alguma receitinhas pra voces pegarem!

A harmonia de cores em nossa alimentação,dia a dia, nos garante sempre boa ingestão de nutrientes.

A cor de cada alimento representa uma predominância de certos nutrientes e ou fitoquímicos, isto é, princípios ativos capazes de trazer benefícios e prevenção das doenças.

Alimentos amarelo-alaranjados
São alimentos ricos em Vitaminas A e C, além de antioxidantes, como betacaroteno e luteína. Também encontramos na composição destes alimentos os bioflavonóides.

Todas essas são substâncias, que mantêm o sistema nervoso saudável e ajudam a prevenir o câncer de mama, além de auxiliarem no bom funcionamento do sistema imunológico, do coração e da visão, e na manutenção dos tecidos e cabelos. O betacaroteno ou pró-vitamina A (precursor da Vit A) também atua no metabolismo das gorduras. E os bioflavonóides são excelentes no tratamentos de processos inflamatórios. Já a Vitamina C, destaca-se na síntese do colágeno da pele.

Dos alimentos amarelo-alaranjados, podemos destacar: abacaxi, caju, carambola, damasco, mamão, milho, pimentão amarelo, melão, mamão, cenoura, manga, laranja, abóbora, pêssego, batata doce, e tangerina.

Alimentos Verdes
São alimentos ricos em clorofila – potente energético celular e Vitamina A.
Essas substâncias tem como ação:

· Desintoxicar as células. ;
· Inibir os radicais livres — substâncias que danificam as células e causam doenças com o passar do tempo.
· Tem efeito anticancerígeno e ajudam a proteger o coração. ;
· Além de manter cabelo e pele saudáveis.

Também encontramos nestes alimentos: betacaroteno e luteína, ambos antioxidantes, folatos, vitaminas C e E, cálcio, ferro e potássio.

Dos alimentos verdes podemos destacar: acelga, alface, repolho, salsa, agrião, chicória, couve, rúcula, pimentão verde, manjericão, abacate, abobrinha, quiabo, vagem, ervilha, limão, pepino, espinafre, brócolis, repolho, escarola, kiwi, vegetais folhosos, salsão, e pimentão verde.

Alimentos Vermelhos
Ricos em licopeno, substância que age como antioxidante e é responsável pela cor vermelha do morango, tomate, melancia, caqui, goiaba vermelha, framboesa e cereja. Os alimentos vermelhos contêm ainda, antocianina que estimula a circulação sangüínea.


Alimentos Arroxeados
Os alimentos azulados e arroxeados, como a uva, a ameixa, o figo, a beterraba ou repolho-roxo, contêm ácido elágico, substância que:

· Retarda o envelhecimento;
· Neutraliza as substâncias cancerígenas antes mesmo delas alterarem o código genético.

Alimentos Marrons
As fibras e vitaminas do complexo B e E são principalmente, encontradas nas nozes, aveia, castanhas e cereais integrais, que por sua vez, tem uma cor marrom. Tais substâncias e nutrientes têm importância vital no organismo, como:

· Melhorar o funcionamento do intestino.;
· Combater a ansiedade e a depressão. ;
· Prevenir o câncer e as doenças cardiovasculares.

Receitas de petiscos
Bolinho de espinafre cozido

Ingredientes
4 colheres de sopa cheia (100g) de espinafre picado
2 colheres de sopa (40g) de mussarela light
6 colheres de sopa (100g) de farinha de trigo integral
5 colheres de sopa (70g) de leite desnatado
1 colher de sopa (8g) de azeite de oliva
1 unidade de ovo (60g)
2 colher de café (4g) de sal
4 colheres de chá (8g) de orégano

Preparação
Em um refratário, misture bem todos os ingredientes citados acima. Após ficar uma massa uniforme, separe as porções, utilizando uma colher de sopa. Com as mãos adequadamente higienizadas, molde em formato de croquete. Coloque no forno por aproximadamente 25 minutos, em temperatura de 200 graus.

Dica nutricional: Nesse bolinho o ingrediente principal é o espinafre. Vegetais verde escuros têm em sua composição, alta concentração de vitaminas antioxidantes, que combatem o envelhecimento da pele. Principalmente betacaroteno, ácido fólico e magnésio. Ao acrescentar orégano na preparação, o sal é diminuído. O sal em excesso contribui para a retenção de líquidos e, como consequência, o aumento da celulite! Por isso, coloque no máximo a quantidade indicada na receita de sal e orégano.


Bolinhos de aipim assado
Ingredientes

4 pedaços grandes (720g) de mandioca cozida
5 colheres de sopa (100g) de farinha de trigo integral
2 unidades de ovos (120g)
1 colher de sopa (19g) de margarina
2 colheres de sopa(20g) de salsa picada
3 colheres de café (2g) de sal
5 colheres de sopa (100g) de queijo mussarela light

Preparação
Cozinhe o aipim na pressão em uma média de 20 minutos. Após cozido, amasse o aipim como purê. Em um refratário, misture todos os ingredientes. Separe as porções, utilizando uma colher de sopa. Com as mãos adequadamente higienizadas, coloque sobre a farinha de rosca e molde em formato de croquete. Leve ao forno por aproximadamente 25 minutos, em temperatura de 170 graus.

Dica nutricional: Nesse bolinho o ingrediente principal é o aipim que, além de fornecedor de energia para o organismo, é rico em vitaminas e minerais. Além do aipim, esse este bolinho contém assim como o de espinafre, a farinha de trigo integral, importante para manter e positivar o ritmo do trabalho intestinal.

Para diminuir o sal da preparação, foi acrescentada a salsa. Como você já sabe, o sal em excesso retém líquidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário